Régis Bittencourt

Autores: Andrews Gouvea, Gabriel Bonfá, Lucas Eduardo, e Paula Miranda

Régis Bittencourt, palestra inaugural do Instituto de Pesquisas Rodoviárias, sobre “Técnica de emprego de materiais em pavimentação de rodovias”, no auditório do DNER.[6]

Edmundo Régis Bittencourt, mais conhecido como Régis Bittencourt, foi um engenheiro civil e empreiteiro brasileiro. Teve um papel notável na história do rodoviarismo brasileiro por ter sido presidente da Associação Rodoviária do Brasil (ARB), mas foi com a engenharia que se destacou, pois foi presidente do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), órgão que mais tarde deu origem à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Como escritor, é o autor de “Caminhos e Estradas na Geografia dos Transportes”.[1][2]

Em sua homenagem, foram nomeados:

  • A rodovia BR-116, no trecho de São Paulo a Curitiba, conhecida como rodovia Régis Bittencourt.
  • No Espírito Santo, a Ponte Régis Bittencourt, na BR-101.
  • Em São Mateus, em Feira de Santana, Bahia, a Escola Estadual Régis Bittencourt.
  • Em Teresópolis, o Colégio Estadual Edmundo Bittencourt.
  • No Rio Grande do Sul, o conjunto de 4 pontes que ligam Porto Alegre a Eldorado do Sul pela BR-290, a travessia Régis Bittencourt.

RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT

Ligando São Paulo e Curitiba e com uma extensão de 496 km, a Rodovia Régis Bittencourt foi inaugurada em 24 de janeiro de 1961.

Leva esse nome em homenagem ao então presidente do DNER, Régis Bittencourt, principal gestor da construção da rodovia.

Em outubro de 2007 a rodovia foi, juntamente com outros lotes de rodovias federais, concedida à exploração pela iniciativa privada. Assim, a responsabilidade de realizar a manutenção e melhorias na rodovia, além da duplicação do trecho da Serra do Cafezal, passou a ser da concessionária Autopista Régis Bittencourt, do grupo Arteris. Em contrapartida, a concessionária instalou seis praças de pedágio em seu trajeto, em troca de realizar a manutenção acordada.[3][4]

Trajetos ligando São Paulo a Curitiba, incluindo o trajeto pela Rodovia Régis Bittencourt [8]
Trecho de duplicação na Serra do Cafezal, município de Miracatu [7]
PONTE RÉGIS BITTENCOURT 

A Ponte Edmundo Régis Bittencourt, localizada no município de São Mateus no Espirito Santo. Teve sua obra iniciada na década de 50, mais especificamente em abril de 1953 sob ordem do Engenheiro e presidente do Departamento Nacional de estradas de rodagem (DNER). Construída por uma empresa terceirizada chamada VIA  Rabelo Construtora LTDA.

Anterior à construção desta Ponte, a travessia nesta região era predominantemente feita por meio de balsas, e em sua minoria feita por pequenas barcas. Ambos utilizavam o conhecido Porto de São Mateus. Com o cada vez maior contingente de veículos que atravessavam aquela região, tornou-se necessário a construção de alguma travessia que fizesse a mesma função das balsas, porém, de forma mais segura e que suportasse um número crescente de veículos para travessia.

Uma das grandes novidades para uma construção deste porte é que esta não  possui cobrança de pedágios. O que de maneira direta incentiva o maior fluxo de veículos por esta.

Quando inaugurada, um ano apos a data do inicio de sua construção, foi considerada uma das maiores pontes em extensão do Brasil com seus 350 metros de comprimento.  Sendo considerada ainda, a terceira maior Ponte do estado do Espírito Santo.

Para uma obra tão grande, foi vista como uma super construção, não por sua extensão, mas sim pelo tempo recorde em que foi construída. Demorando apenas aproximadamente 1,5 anos para a finalização e inauguração.

Ponte Régis Bittencourt sobre o rio São Mateus [9]
TRAVESSIA RÉGIS BITTENCOURT

 A travessia Régis Bittencourt e um conjunto de quatro pontes entre o lago Guaíba e o rio Jacuí, que dão origem ao nome de duas das quatro pontes, localizadas na entrada de Porto Alegre RS.

A travessia e integrada pela Ponte do Canal Furado com 344m de comprimento, pela Ponte do Saco dá Alemoa com 774m, pela Ponte do rio Guaíba com 1.100m, e finalmente pela Ponte do rio Jacuí com aproximadamente 1.760m de extensão, na intersecção dá BR-116 com a BR-290, ao todo a Travassos possui um total estimado de 7,7 km de comprimento.

É chama erroneamente por muitos de Travessia Getúlio Vargas. A confusão ocorre devido ao episódio acontecido no final dá década de 50, alguns meses depois dá sua inauguração, em dezembro de 1958. Ao tomar posse do governo do estado em 1958, Leonel Brizola realizou uma solenidade para homenagear seu mentor político Getúlio Vargas. No entanto a troca nunca foi homologada pelo governo federal.[5]

Ponte Getúlio Vargas – Porto Alegre- Travessia Régis Bittencourt [10]
Ponte Getúlio Vargas, Rio Guaíba, que pode ser elevada 24m para a travessia de embarcações. [11]
Fontes Consultadas 

  1. http://www.rodoviaregisbittencourt.com.br/tudo-sobre-a-rodovia-regis-bittencourt.php  -(visitado em 10/03/2017)
  2. http://www1.dnit.gov.br/historico/  – (visitado em 10/03/2017)
  3. http://www.autopistaregis.com.br/?link=sua_rodovia.regis  – (visitado em 12/03/2017)
  4. http://atarde.uol.com.br/brasil/materias/1471593-duplicacao-da-regis-nao-sera-concluida-antes-de-2016  – (visitado em 11/03/2017)
  5. http://seer.upf.br/index.php/ph/article/view/6229   – (visitado em 11/03/2017)
  6. http://zenith.mast.br/v_dossie_icono_x_fotolist.php?showmaster=v_dossie_icono_pesq&ID_DOSSIE=154 – Zenith – Museu de Astronomia e Ciências Afins (visitado em 10/03/2017)
  7. http://www.autopistaregis.com.br/?link=noticias.ver&id=22439 – (visitado em (10/03/2017))
  8. http://www.ecocave.com.br/como-chegar-petar/chegar.asp – (visitado em (10/03/2017))
  9. http://mapio.net/o/2994231/ – (visitado em (10/03/2017))
  10. http://megaengenharia.blogspot.com.br/2012/05/ponte-do-guaiba-porto-alegre.html – (visitado em (10/03/2017))
  11. http://megaengenharia.blogspot.com.br/2012/05/ponte-do-guaiba-porto-alegre.html – (visitado em (10/03/2017))
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